Canvas de Planejamento de Marketing Digital

Planejar é fundamental e no marketing digital não é diferente. Normalmente um planejamento é materializado em slides e mais slides com ações, ideias e insights.

Que tal simplificar este documento em um formato mais condensado, resumido e propício para que você convide seus clientes para participar desta etapa? Conheça então a ferramenta CPMD:

Como Preencher o CPMD (Canvas de Planejamento de Marketing Digital)?

1. Objetivos: Os objetivos de negócio devem ser metas ​​SMART, ou seja, Específica (specific); Mensurável (mensurable); Alcançável (attainable); Relevante (relevant); Temporal (timely).

2. Público-alvo: O mergulho profundo para entender melhor seus clientes é fundamental para definir onde focar seus esforços de marketing e obter os melhores resultados. Comece esta seção com a segmentação de clientes para agrupa-los de acordo com sua pesquisa realizada acerca das suas necessidades, comportamentos e perfis demográficos. Em seguida, passe para a criação de pelo menos duas personas fictícias para cada um desses segmentos. Não esqueça de informar o tipo de conteúdo para atrair seus clientes em potencial.

3. Canais: Documente aqui os “caminhos digitais” para seus clientes. Seu exercício na criação de segmentos e personas certamente forneceu informações sobre quais as preferências online dos dos seus clientes. Blog, redes sociais, e-mail e apps de mensagem instantâneas são exemplos de canais.

4. Onde Estamos: Use esta seção para criar uma análise SWOT resumida com o status do marketing digital atual. Alguns exemplos de questionamentos que você pode fazer: Você tem um site responsivo? Suas palavras-chave são relevantes? Sua equipe atual pode criar o tipo de conteúdo que seus clientes estão interessados? Você tem recursos para manter a atividade constante de posts nos canais sociais escolhidos?

5. Valor Principal da Marca: A proposta de valor deve ser pensada nos clientes e ressoar com o mesmo tom em todos os canais selecionados.

6. Concorrência: Pesquise os concorrentes em seu nicho e descubra seus pontos fortes e fracos, principalmente quando se trata de atrair e reter clientes. Além dos serviços e produtos, observe também ranking no Google, atividade no blog, engajamento nas mídias sociais, UX, etc.

7. Linha do tempo: Este canvas pode funcionar tanto para campanhas de curto prazo quanto para estratégias de longo prazo. Foque nas ações mais importantes do período e atualize seu plano baseado nas métricas, resultados e experiências de aprendizado. Lembre-se que hoje o marketing digital precisa ser ágil e atento a mudanças.

8. Orçamento de Marketing: É hora de calcular os custos estimados para implementar seu plano de marketing digital. Você pode incluir os custos de marketing digital mais comuns como: marketing de conteúdo, SEO, anúncios pagos, design, ferramentas de marketing, profissionais especializados, etc.

9. Métricas Principais: Receita do e-commerce, leads, sessões são exemplos de indicadores de marketing digital. Olhe para o seu canvas praticamente completo e será fácil encontrar seus KPIs.

Curtiu a ferramenta? Fique ligado no blog +Toques e nosso site www.2toques.com.br para ter acesso a mais conteúdo relevante sobre marketing digital.

--

--

Consultor de inovação e Facilitador de processos ágeis

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Luiz Coelho

Luiz Coelho

113 Followers

Consultor de inovação e Facilitador de processos ágeis