Canvas de Mídias Sociais

O Canvas de Mídias Sociais é uma forma simplificada de representar seu plano de mídias sociais. O CMS ajuda os times a conversar sobre as estratégias de marketing para as mídias sociais, agindo como um roteiro para estruturar este trabalho.

Como Preencher o CMS (Canvas de Mídias Sociais)?

1. Objetivo: Pense nas ações que você deseja que os clientes façam. Envio de e-mails, comentários, curtir postagens, compartilhamentos, assinaturas são alguns exemplos.

2. Canais: São as plataformas onde os clientes estão. Cada canal tem uma cultura diferente, logo exige uma estratégia diferente.

3. Ritmo: Crie um calendário consistente que retrate quando serão postados os conteúdos. Considere quais são os melhores horários para postar baseando-se nos hábitos de seus clientes.

4. Tópicos de Conteúdo: Descubra quais são os conteúdos que agregam valor aos seus clientes. Histórias de sucesso, guias úteis, depoimentos e notícias interessantes podem ser tópicos relevantes. Lembre-se de oferecer aos seus usuários o que eles querem, não o que você quer. Descubra quais problemas dos seus clientes você pode resolver. O que entretém seus clientes? Analise o desempenho das postagens anteriores para inspirar os posts futuros.

5. Formato de Conteúdo: Fotos, vídeos, gifs, textos curtos, textos longos, transmissões ao vivo, podcasts, links, infográficos, conteúdo em RV e 360, itens para download, etc. Certifique-se que seus canais escolhidos suportam os formatos de conteúdo escolhidos.

6. Tom de Conteúdo: Seu branding deve ditar seu tom, então concentre-se na apresentação e percepção do seu conteúdo. Seu tom pode ser baseado em experiência, estilo, luxo, desempenho, valor, inovação, serviço, conscientização e disruptividade.

7. Equipe: Retrate aqui as responsabilidades. As principais funções incluem postagem, interação com usuários e divulgação.

8. Orçamento: Se a mídia social é uma grande parte do seu marketing, a consequência será gastar dinheiro. A menos que seu conteúdo seja “viralizável”, você precisará pagar para ampliar seu alcance. Não tenha medo de mudar de tática se não estiver obtendo um bom ROI.

Gostou da ferramenta? Depois de utilizar, conta aqui como foi a experiência. Fique ligado no blog +Toques e nosso site www.2toques.com.br para ter acesso a mais conteúdo relevante sobre marketing digital.

--

--

Consultor de inovação e Facilitador de processos ágeis

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Luiz Coelho

Luiz Coelho

Consultor de inovação e Facilitador de processos ágeis